Atendimento 24 horas

0800 040 0040 Deficientes auditivos e de fala 0800 033 0040

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Perguntas Frequentes

SERVIÇOS
 
1. Para que servem os Postos de Atendimento? Onde posso encontrá-los na rodovia?
Os Postos de Atendimento oferecem acolhimento nas 21 bases instaladas ao longo dos 936,8 quilômetros concedidos. Neles, os motoristas têm à disposição instalações como banheiros e fraldário, além de poderem esclarecer dúvidas, enviar sugestões e críticas por meio de canais de comunicação como o atendimento telefônico com ligação gratuita, site e Ouvidoria.
 
2. Existe um serviço de informações para usuários?
Sim, a Via 040 disponibiliza diversas formas de contato. O telefone 0800 040 0040 e o 0800 033 0040 (deficientes auditivos e de fala) são a principal forma de contato com a empresa. As ligações são gratuitas. Os usuários também podem entrar em contato por meio de chat e do formulário Fale Conosco, ambos disponíveis no site da Concessionária. E para receber alertas sobre o trânsito na rodovia, os usuários podem se cadastrar nas listas de interesse do WhatsApp ou acompanhar as postagens da Via 040 no Twitter. Além de obter informações, quem entrar em contato com a Concessionária por qualquer um dos canais disponíveis, também pode solicitar serviços e fazer observações sobre o trabalho da Concessionária e o trecho concedido. Os serviços funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana.
 
3. Quais serviços posso solicitar pelo 0800?
A Via 040 disponibiliza uma série de serviços para os usuários que podem ser requisitados 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio do telefone 0800. São eles: socorro mecânico, atendimento médico de emergência, viaturas de combate a incêndio e apreensão de animais, esclarecimentos de dúvidas sobre o trecho e ouvidoria.
 
4. Para onde o meu veículo será levado caso precise ser guinchado?
Os veículos guinchados são levados para um local seguro mais próximo, fora da faixa de rolamento, onde o usuário poderá solicitar outro guincho ou reparo do veículo por meio de recursos próprios. Isso significa que a Via 040 não reboca o veículo até oficinas escolhidas pelo usuário ou até a sua cidade de origem.
 
5. O que acontece se o combustível do meu veículo acabar na rodovia?
Neste caso, a Via 040 poderá levar o condutor do veículo até o posto mais próximo para que ele possa realizar a compra do combustível e o veículo possa ser abastecido manualmente no retorno. 
 
6. E se o pneu do meu veículo furar?
Os operadores da Via 040 estão aptos a auxiliar os usuários na troca dos pneus. Basta acionar o 0800 040 0040 ou 0800 033 0030 (deficientes auditivos e de fala) e solicitar o serviço.
 
7. Sou transportador de cargas. Em caso de tombamento e derramamento, a Concessionária irá remover a carga?
A Via 040 irá desobstruir a via para permitir o fluxo de veículos, no entanto o usuário deve providenciar o transbordo e transporte da carga, retirando o material da rodovia.
 
8. Como é realizado o atendimento médico na rodovia?
A Via 040 é preparada para realizar atendimentos médicos de emergência. Nossas bases são equipadas com ambulâncias básicas e UTIs para o atendimento de casos mais graves. Médicos reguladores também ficam de plantão em alguns dos Postos de Atendimento.
Em caso de acidentes com vítimas, as equipes da Via 040 realizam a estabilização e a conduzem até a unidade de saúde mais próxima. O usuário é acompanhado até que seja hospitalizado. A partir daí, o paciente fica aos cuidados da unidade de saúde.
 
9. Os médicos da Via 040 emitem atestados médicos?
Não. Os atestados médicos devem ser solicitados na unidade de saúde em que o usuário for atendido.
 
10. Qual é o horário de funcionamento dos serviços?
Todos os serviços da Via 040 estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, e podem ser solicitados por meio do telefone 0800 040 0040 ou 0800 033 0040 (deficientes auditivos e de fala). 
 
11. Os serviços têm custo para o usuário?
Os serviços oferecidos aos usuários não possuem nenhum custo adicional além das tarifas de pedágio. 
 
PEDÁGIO
 
1. Em quais cidades estão localizadas as praças de pedágio?
O trecho de 936,8 quilômetros da BR-040, entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), possui 11 praças de pedágio. A distância entre elas é de aproximadamente 85 quilômetros. 
 
2. A localização das praças de pedágio é definida pela concessionária?
Os locais das praças de pedágio são definidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) antes mesmo da licitação. A escolha envolve a realização de estudos de viabilidade e segurança para determinar a localização mais adequada.
 
3. Qual é o valor das tarifas?
A tarifa básica tem o valor de R$ 4,80. As motocicletas pagam R$ 2,80 e veículos comerciais pagam R$ 4,80 por eixo. Consulte aqui a tabela completa de tarifas de pedágio.
 
4. A Via 040 aceita o pagamento automático do pedágio? 
Sim, o sistema de cobrança de pedágio contempla duas modalidades, ambas com condições de identificar eixos com rodada dupla e eixos suspensos de qualquer veículo. São elas: sem parada de veículos, com cobrança automática, e com parada de veículos, com cobrança manual.
 
5. Quais são as formas de pagamento do pedágio?
Para o pagamento do pedágio, a Via 040 aceita dinheiro, Vale Pedágio ou TAG para pagamento automático. Não são aceitos cartões de crédito ou débito, cheques nem emitidos boletos para pagamento posterior.
 
6. Posso solicitar a isenção do pagamento do pedágio?
Somente veículos oficiais são isentos do pagamento do pedágio, conforme Resolução nº 5.016, de 18 de fevereiro de 2016, que altera a Resolução nº 3.916, de 18 de outubro de 2012, emitida pela Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT). São veículos com placas brancas e letras pretas. Veículos não oficiais, mas a serviço público podem solicitar isenção mediante cadastro prévio junto à Via 040. As instruções para a solicitação estão disponíveis aqui.
 
 
OBRAS / MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO
 
1. Haverá pista dupla em toda a rodovia?
O contrato de concessão prevê que todo o trecho da BR-040 que está sob a gestão da Via 040 seja duplicado. Porém como alguns trechos já possuem duas pistas, teremos 702 km de obras. 
 
2. Todos os trechos terão acostamento?
Sim. A previsão é de que todo o acostamento do trecho concedido seja recuperado ou implantado. 
 
3. Quando as obras de duplicação ficarão prontas?
A recuperação ampla, com recapeamento e duplicação, acontecerá até o quinto ano após a emissão da Licença de Instalação. As metas de obras para cada ano estão previstas no Programa de Exploração da Rodovia (PER).
 
4. Em qual horário as obras são realizadas (manhã, tarde ou noite)?
Cada caso é analisado pontualmente, pois não há restrições explícitas para os horários das obras. A estratégia adotada pela Via 040 busca minimizar os impactos gerados pelas intervenções sem que a eficiência dos trabalhos seja prejudicada. Pensando nisso, as obras podem ser realizadas em períodos noturnos ou, no caso de períodos diurnos, com adoção do sistema siga e pare nos trechos de pista simples. 
 
5. De quem é a responsabilidade pela iluminação da rodovia?
O Poder Público Municipal é responsável pela iluminação da rodovia. 
Para oferecer uma rodovia cada vez mais segura e confiável aos usuários, a Via 040 mantém diálogo constante com os municípios interceptados pela rodovia, apoiando as atividades de manutenção e fazendo a sinalização durante os trabalhos sob responsabilidade dos municípios, além de notificar os mesmos sobre pontos de atenção verificados nas inspeções diárias.
 
OUTRAS QUESTÕES
 
1. Como envio o meu currículo para trabalhar na Via 040?
Para enviar o seu currículo, acesse o link Trabalhe Conosco do site da Via 040 e faça o cadastro. Ele será mantido em nosso banco de dados e, caso o seu perfil seja adequado às vagas disponíveis, entraremos em contato convidando-o para participar do processo seletivo. Você também pode se candidatar a uma das vagas que estiverem divulgadas na mesma página.
Importante saber que a Via 040 não entra em contato com todas as pessoas que enviarem currículo, apenas com os selecionados para o processo seletivo.
 
2. O que preciso fazer para construir, instalar publicidade ou regularizar um acesso às margens da rodovia?
Para realizar qualquer um destes procedimentos, é necessário entrar em contato com o setor responsável pela faixa de domínio da rodovia e seguir algumas instruções que apresentamos no site da Via 040. Clique aqui para visualizar as instruções.
 
3. Gostaria de receber a doação de fresa (resíduo asfáltico). Como posso solicitar?
A doação desse material é feita através de convênio firmado entre a Via 040 e as prefeituras municipais das cidades localizadas ao longo da rodovia. O órgão público é responsável pela gestão do município, e dispõe de autonomia para avaliar os locais que tem mais necessidade destas melhorias. Além disso, as prefeituras são responsáveis pelo recolhimento e distribuição do material. 
A orientação é que aqueles que desejarem receber a fresa, façam a solicitação à Prefeitura do seu município por meio da Secretaria de Obras.
 
4. Desejo me tornar fornecedor da Via 040. Como posso me cadastrar?
Se você tem interesse em apresentar a sua empresa para prestação de serviços, entre em contato com a área de Suprimentos da Via 040 pelo e-mail cadastro.fornecedor@via040.invepar.com.br.
 
 
 
 
 

 

Missão, Visão e Valores

Ponto determinante para o desenvolvimento das nossas ações são as chaves que inspiram o trabalho da Via 040 no dia a dia: segurança, cortesia, eficiência e parceria.