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Operação da Via 040 eleva fluidez no Entorno do DF

Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2015

A operação especial implantada pela Via 040 no Km 2 da BR-040, na altura do viaduto de Santa Maria, trouxe melhorias significativas para a fluidez do tráfego na região. A partir da canalização do fluxo de veículos no sentido Brasília, manobra executada com a colocação de cones na pista e uso do acostamento, as retenções nos horários de pico da manhã foram eliminadas. O fluxo no trecho, pela manhã, tem registrado velocidade média entre 40 e 70 Km/h.

 

Fluxo canalizado permitiu melhora considerável da fluidez em Santa Maria

O aumento da fluidez é comprovado pelos registros diários de duração e extensão das filas de veículos. As retenções durante a manhã perduravam por até quatro horas, ao passo que hoje são verificadas duas horas de grande volume de veículos, com mobilidade contínua. O congestionamento alcançava seis quilômetros e o que se observa atualmente é uma fila de carros de três quilômetros, em média, com fluxo constante. Usuários que fazem o trajeto diário entre Luziânia e Brasília, por exemplo, tiveram o tempo de deslocamento reduzido em quase uma hora.

José Roberto da Silva, morador de Luziânia, trabalha como jardineiro em Brasília e faz o percurso diariamente usando o transporte coletivo. Ele relata que a rotina dos usuários da BR-040 mudou depois da intervenção da Concessionária. “Meu tempo de deslocamento diminuiu em cerca de uma hora. Chego mais disposto ao trabalho, sem aborrecimento com o trânsito. Tenho certeza de que a melhoria foi sentida por todos. Parabenizo a Via 040 por esse trabalho”, elogia.

O taxista Luiz Marcolino Neto, que vive em Santa Maria, também aprova a medida da Via 040. Ele faz o caminho até o Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek de segunda a sexta-feira e diz que o deslocamento ficou mais curto e rápido. “Antes eu evitava passar pelo viaduto e aumentava meu percurso em 15 quilômetros. Quando optava pelo caminho convencional levava 40 minutos. Agora, em apenas 10 minutos concluo a viagem”, ressalta. Para Neto, a solução proposta pela Concessionária vai além do ganho de tempo no trânsito. “Meu estresse reduziu. A iniciativa beneficiou todos os condutores que precisam acessar o viaduto rumo ao Distrito Federal. A atitude da Via 040 foi nota 10!”, destaca.

Estratégia

A estratégia adotada pela Via 040 consiste na canalização do fluxo de veículos que saem de Santa Maria com destino à Brasília, e também dos caminhões que deixam o posto fiscal localizado no trecho. Os cones direcionam esses veículos para uma faixa de aceleração, no caso, o acostamento da rodovia, permitindo que eles ganhem velocidade antes de acessar a pista da BR-040. A principal causa das grandes retenções no trecho era justamente essa: veículos mais lentos entravam diretamente nas faixas de rolamento, causando impactos na fluidez de todo o sistema de tráfego.

“Essa operação especial faz parte do conjunto de medidas que estamos adotando para todo o Entorno do Distrito Federal. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a fluidez e a segurança nesse trecho. Já adotamos diversas ações na região, como no caso da adequação de retornos e acessos irregulares, e também promovemos a recuperação completa da rodovia, melhorando o pavimento, a sinalização e oferecendo vários serviços aos usuários”, explica Fábio Gerardi, coordenador de Operação Viária da Via 040.

A operação especial é montada de segunda a sexta-feira pelas equipes da Via 040. Os cones, posicionados ao longo de cerca de 500 metros, permanecem na rodovia entre 4h30 e 8h. Durante esse período, um painel de mensagens variáveis informa aos usuários que o acostamento está liberado para o tráfego, além de alertar para a importância do respeito à sinalização.

SERVIÇO

Dúvidas, sugestões, críticas e acionamento de serviços podem ser feitos por meio de ligação gratuita para o número 0800-040-0040. Também estão disponíveis canais de atendimento como o e-mail faleconosco@via040.invepar.com.br, site (www.via040.invepar.com.br) e livros de registros disponíveis em todos os 21 postos de atendimento. O atendimento fica disponível 24 horas, sete dias da semana.

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