Atendimento 24 horas

0800 040 0040 Deficientes auditivos e de fala 0800 033 0040

Home > Notícias > Serviços > João Pinheiro (MG) recebe obras de melhorias de drenagem

João Pinheiro (MG) recebe obras de melhorias de drenagem

Terça-Feira, 31 de Janeiro de 2017

A Via 040 iniciou, em janeiro, mais uma frente de trabalho na BR-040 que irá promover a proteção do meio ambiente em João Pinheiro (MG), região do cerrado mineiro rica em veredas e buritis. O novo sistema de drenagem contempla um segmento de 12 quilômetros de extensão, entre o Km 160 e o Km 172 da BR-040. A obra ampliará a absorção de chuvas destinando o fluxo da água para locais apropriados, preservando áreas adjacentes à rodovia. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 2,5 milhões e gerados 80 empregos na região. A previsão é de que o sistema de drenagem esteja concluído até meados de maio deste ano.

Garantir a proteção do ecossistema local é o principal objetivo da obra, que promoverá, também, a segurança dos usuários da BR-040. A implantação do sistema é essencial para preservar o ecossistema da região, evitando a formação de processos erosivos que impactam em áreas às margens da rodovia. O correto escoamento das águas da pista para o sistema de drenagem traz também mais segurança para motoristas”, destaca o diretor de Implantação da Via 040, Geraldo Affonso.

Para executar a nova drenagem, as equipes da Via 040 identificaram as características do escoamento da água no local, como aspectos dos declives, volume de chuva e tipo de sarjeta a serem empregados na infraestrutura de distribuição do fluxo de água.


Trecho com sarjeta concretada e revegetação em andamento

SEGURANÇA

As obras são realizadas a uma distância segura da pista e não demandam interdição, mesmo assim, os usuários devem ficar atentos à sinalização local e reduzir a velocidade no trecho.

Últimas Notícias