Atendimento 24 horas

0800 040 0040 Deficientes auditivos e de fala 0800 033 0040

Home > Notícias > Serviços > Trabalho reconhecido

Trabalho reconhecido

Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2016

O Laboratório de Pavimentação e Solos da Via 040, implantado em outubro de 2015 vem, desde a sua inauguração, analisando o comportamento e o desempenho dos materiais que compõem o pavimento utilizado no trecho sob concessão da Via 040. A pesquisa desenvolvida pelo laboratório foi apresentada no maior congresso de pavimentação do Brasil: a 45ª Reunião Anual de Pavimentação, realizada em Brasília.

Celso Romeiro, coordenador de pavimentos do laboratório, foi quem apresentou o estudo da Via 040 na reunião. De acordo com ele, a ideia central foi entender como se dá a deterioração do pavimento e, a partir dessas informações, propor uma estratégia de prevenção para que a durabilidade seja maior. Dessa maneira, reduz-se a necessidade de intervenção e manutenção no pavimento.

Romeiro explica que o trabalho foi dividido em três partes: campo, laboratório e escritório. “Fomos para a rodovia coletar amostras, em trechos diferentes, pois, cada extensão da BR-040 apresenta dados diferentes de desgaste de pavimento. Essas amostras foram trazidas ao laboratório para análise. Nesta fase elaboramos um parâmetro para detectar as características de resistência das 10 amostragens coletadas”, esclarece.

A pesquisa realizada pela equipe do Laboratório de Pavimentos foi um sucesso e contribuirá para melhorar ainda mais a eficiência do pavimento aplicado na BR-040. “O trabalho foi apresentado também em um workshop da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que reuniu pesquisas de todas as concessões rodoviárias federais. A pesquisa da Via 040 pode gerar frutos para a Concessionária e para o setor de pavimentação do Brasil, que precisa avançar e chegar a uma técnica melhor, principalmente, no que se refere à durabilidade de pavimento”, destaca Romeiro.

 

Últimas Notícias