Home > Notícias > Serviços > Via 040 e Prefeitura de Belo Horizonte assinam Protocolo de Intenções para doação de 100 mil mudas à capital

Via 040 e Prefeitura de Belo Horizonte assinam Protocolo de Intenções para doação de 100 mil mudas à capital

Segunda-Feira, 11 de Julho de 2016

A Via 040 e a Prefeitura de Belo Horizonte firmaram na manhã de hoje, no Parque Aggeo Pio Sobrinho, no Bairro Buritis, região Oeste de Belo Horizonte, o Protocolo de Intenções para doação e manutenção de 100 mil mudas de árvores nativas para a capital. O documento foi assinado pelo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, pela presidente da Fundação de Parques Municipais, Karine Paiva, e pelo presidente da Via 040, Tulio Abi-Saber. 

A Concessionária, além do plantio, cuidará das mudas durante 3 anos, garantindo o pleno desenvolvimento das árvores. As mudas que serão doadas são preparadas para esse tipo de trabalho, tendo tempo de cultivo prévio entre 6 e 18 meses e altura mínima de 60 centímetros, o que as torna mais resistentes. Ipês, jatobás, jacarandás e angelins estão dentre as dezenas de espécies que serão plantadas.

Durante a cerimônia, que contou com o plantio simbólico de mudas, o presidente da Via 040 ressaltou a importância da parceria entre a Concessionária e o Executivo da capital na busca por uma cidade mais verde. “Estamos na primeira das várias etapas do programa de compensação ambiental desenvolvido pela empresa. É muito importante a iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte de buscar a parceria com a iniciativa privada para potencializar recursos direcionados a ações com foco na sustentabilidade. Nessa primeira fase, além das 100 mil mudas direcionadas a Belo Horizonte, a Via 040 também firmou parceria com a Prefeitura de Itabirito para doação de outras 100 mil mudas para o município”, destacou Tulio Abi-Saber.

O plantio e manutenção de 200 mil mudas de árvores dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, cuja área somada corresponde a cerca de 120 campos de futebol, é uma contrapartida ambiental aos trabalhos de modernização da BR-040. A previsão é a de que a primeira etapa do plantio comece imediatamente, prosseguindo até o final de 2016 para aproveitar o período chuvoso.

OPORTUNIDADE

O prefeito Márcio Lacerda elogiou a celeridade na consolidação da parceria entre Via 040 e poder público municipal. “É uma oportunidade muito importante para Belo Horizonte ser contemplada nesse trabalho da Via 040, que é a execução das compensações ambientais previstas para os próximos anos. Esta é uma iniciativa integradora e acolhedora, em que criamos uma parceria autêntica e produtiva”, afirmou Lacerda. O prefeito acrescentou que Belo Horizonte, que tem 73 parques municipais, busca ampliar a cooperação com atores privados para potencializar ações de cuidado e modernização desses espaços.

CAPITAL DAS ÁRVORES

A presidente da Fundação de Parques Municipais, Karine Paiva, informou que Belo Horizonte é hoje a terceira capital mais arborizada do Brasil. “Essa característica permite a existência de espaços que elevam a qualidade de vida da população. A parceria com a Via 040 contribui para o desenvolvimento desse tipo de ação em Belo Horizonte. Cuidar dos nossos parques é muito importante e temos que buscar parcerias e trazer inovações para desenvolvermos cada vez mais esses locais”, avaliou Karine Paiva.

PROTOCOLOS DE INTENÇÃO

A Via 040 assinou protocolos de intenções com as prefeituras de Belo Horizonte e Itabirito. Cada município receberá 100 mil mudas de árvores nativas. Em 14 de julho haverá o plantio simbólico de árvores no Parque Jacques Cousteau, no Bairro Betânia, que receberá 5 mil mudas.

Em Nova Lima, está programada para 18 de julho a cerimônia de plantio de mudas na Escola Municipal Benvinda Pinto Rocha, no Bairro Jardim Canadá. Ruas e avenidas do bairro serão beneficiadas em ação conjunta com a secretaria da Regional Noroeste do município e prefeitura.

O Protocolo de Intenções é um documento que antecede a assinatura de convênios entre Via 040 e prefeituras. Ele representa a intenção da Concessionária em firmar parcerias para o plantio e manutenção das mudas nos territórios municipais, de acordo com os biomas e aptidão de cada área selecionada.

CONTRAPARTIDA

As ações são parte das entregas previstas pela Concessionária para atender aos requisitos das obras e serviços em curso na BR-040, além do projeto de duplicação, que requerem intervenções na faixa de domínio da rodovia. Todos os trabalhos são autorizados e fiscalizados pelos órgãos públicos competentes, como o Ibama e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Últimas Notícias