Home > Notícias > Serviços > Via 040 prepara doação de 100 mil mudas de árvores para Itabirito

Via 040 prepara doação de 100 mil mudas de árvores para Itabirito

Sexta-Feira, 8 de Julho de 2016

Itabirito ficará mais verde com as 100 mil mudas de árvores nativas que receberá da Via 040. A parceira resultará na maior doação de mudas da história do município, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Protocolo de Intenções entre a Concessionária e o Poder Executivo de Itabirito foi assinado na manhã do dia 07 de julho, em cerimônia ocorrida na Prefeitura. A primeira etapa do plantio, com previsão de início imediato, deve prosseguir até o final de 2016 para aproveitar o período chuvoso. Somadas, as áreas beneficiadas pelas 100 mil mudas correspondem a cerca de 60 campos de futebol.

O processo de definição das áreas que serão contempladas com o plantio está em curso, coordenado pela Prefeitura. Conforme projeção da Secretaria de Meio Ambiente, territórios hoje atendidos pelo programa de preservação desenvolvido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas devem ser beneficiados. A Via 040 promoverá o plantio e também cuidará das mudas durante 3 anos, utilizando mão de obra especializada e técnicas de manejo e proteção dos espécimes, que visam manter o cuidado permanente com as mudas plantadas até que elas estejam maduras. Assim, tem-se a garantia da efetividade da iniciativa.

As mudas a serem doadas são preparadas para esse tipo de trabalho, com tempo prévio de cultivo entre 6 e 18 meses e altura mínima de 60 centímetros, o que as tornam mais resistentes. Ipês, jatobás, jacarandás e angelins estão entre as dezenas de espécies que serão plantadas em Itabirito.

A consolidação dessa parceria com o município de Itabirito é muito importante para a Via 040. O plantio das 100 mil mudas reforçará de forma significativa as ações de preservação em curso na cidade. A Concessionária valoriza a soma de esforços, o trabalho em conjunto. Além de entregar uma rodovia de padrão internacional para os usuários, temos a preocupação de atuarmos como um vetor de desenvolvimento nas áreas econômica, social e ambiental”, declarou o presidente da Via 040, Tulio Abi-Saber.

CONTRIBUIÇÃO

O Protocolo de Intenções é um documento que antecede a assinatura do convênio entre Via 040 e prefeitura. A ação é uma parte das entregas previstas pela Concessionária para atender aos requisitos das obras e serviços em curso na BR-040, além do projeto de duplicação, que requerem intervenções na faixa de domínio da rodovia. Todos os trabalhos são autorizados e fiscalizados pelos órgãos públicos competentes, como o Ibama e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A parceria entre Via 040 e o município contribuirá para os esforços de preservação desenvolvidos localmente. Segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Itabirito mantém 69% de mata nativa intactos no seu território, que se distribui por 10 biomas, dentre eles o Cerrado e a Mata Atlântica. Desde 1993, Itabirito conta com um viveiro municipal que, futuramente, poderá ser utilizado para a produção das mudas doadas pela Concessionária. 

Últimas Notícias