Home > Notícias > Sustentabilidade > Via 040 mantém certificação da norma ISO 14001

Via 040 mantém certificação da norma ISO 14001

Quarta-Feira, 27 de Fevereiro de 2019

O compromisso de excelência do grupo Invepar com os seus clientes foi novamente confirmado com a renovação de três selos de qualidade mundial. A Via 040 e a CART (Concessionária Auto Raposo Tavares), empresas do grupo Invepar e operadoras, respectivamente, da BR-040 (Brasília-Juiz de Fora) e do Corredor Raposo Tavares e mantiveram a certificação integrada nas normas internacionais ISO 9001, que estabelece requisitos para gestão da qualidade, ISO 14001 (meio ambiente) e OHSAS 18001 (saúde e segurança do trabalho).

A Via 040 manteve a certificação na norma internacional NBR ISO 14001:2015, que estabelece requisitos para gestão ambiental da empresa nas atividades da sede e das praças de pedágio localizadas ao longo dos 936,8 km da rodovia BR-040, entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG). A auditoria foi realizada no mês de fevereiro de 2019 por auditor externo de órgão certificador (Fundação Vanzolini). Foi avaliada a aderência dos processos internos da Concessionária aos requisitos normativos.

A atuação em conformidade com os requisitos da norma foi, por mais um ano, evidenciada no evento de auditoria. Um exemplo prático foi a realização de um exercício prático de emergência no pedágio de Barbacena (MG), simulando as eventuais consequências de um acidente com carga perigosa. Neste evento, que é previsto no Plano de Atendimento a Emergência (PAE) da Via 040, além da equipe interna da empresa, participaram órgãos externos como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) e a empresa de remediação ambiental. O foco foi testar a comunicação, evacuação, tempo resposta e remediação ambiental envolvendo as diversas partes interessadas.

A certificação na norma provê justamente isso, uma estrutura para proteção do meio ambiente e que possibilita à empresa uma resposta às mudanças das condições ambientais, em equilíbrio com as suas necessidades socioeconômicas.”, explica Rejane Ferreira, coordenadora de Meio Ambiente da concessionária. A concessionária obteve sua primeira certificação na norma em 2016. Em 2017 e 2018, a empresa manteve a certificação com a realização de supervisões anuais pelo órgão certificador e, neste ano, obteve a recertificação, com validade até 2020.

Últimas Notícias